Mylena Araújo: Mitos e verdades sobre: CABELOS

Mitos e verdades sobre: CABELOS



Olá meus amores, hoje trouxe aqui 15 mitos e verdades sobre cabelos, sabe aqueles dúvidas como progressiva faz mal? corta cabelo na lua crescente funciona? Então vamos conferir?
As respostas serão respondidas por quatros profissionais, são eles: O professor de Cosmetologia Mauricio Pupo, as dermatologistas Erika Voltan e Marcella Delcourt e o químico especializado em desenvolvimento de produtos capilares Everton Freitas.

1. Escova progressiva prejudica o cabelo?
Verdade: O formol e outros alisantes, usados nessas escovas, oxidam e destroem parte da proteina dos fios, deixando-os mais quebradiços, porosos e sem brilho, explica Mauricio Pupo. As progressivas costumam ser associadas a secadores e pranchas, o que agride mais ainda o fio. Everton de Freitas lembra que a Anvisa diz que os vapores do formol s?o altamente agressivos as mucosas, olhos e aparelhos respiratórios, mas tranquiliza: Existem processos que n?o agridem tanto quanto as escovas com formol, por isso, procure um profissional de confiança.

2. Tinturas causam queda?
Mito:
 Mauricio garante que não. As tinturas agem apenas nos fios, não nas raizes. A menos que a mulher tenha alguma alergia aos componentes ou não utilize corretamente (exagerando no tempo, por exemplo). Marcella Delcourt concorda e acrescenta: Atualmente, as colorações mais modernas são compostas de aminoacidos que protegem o fio, pois fecham as cuticulas que foram abertas pela amônia. Para os alérgicos, existem colorações sem corante sintético, que tem menos quantidade de amônia.

3. É proibido lavar o cabelo todo dia?
Mito:
 Pode lavar, principalmente se ele for oleoso. Ficar muitos dias sem lavar a cabeça pode causar seborreia, explica Erika. E Marcella ensina que o ideal e fazer movimentos suaves com as pontas dos dedos e diz, também, que cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, com xampus específicos e sem massagens excessivas, para n?o estimular a produção de óleo. Quanto ao condicionador, passe apenas nas pontas.

4. Secador e chapinha prejudicam os cabelos? 
Verdade: Secador muito quente pode aumentar a incidência de seborreia. A chapinha deve ser feita com os cabelos secos, para não haver choque de temperaturas e causar a ruptura dos fios, explica Erika. No caso da chapinha, o perigo e maior ainda, pois, ela pode chegar a temperaturas em torno de 200C°, completa Mauricio.  

5. É necessário usar xampu anti-resíduos?
Verdade: Everton diz que, se houver o uso de muitos produtos no cabelo, o anti-resíduos é essencial. Assim, o cabelo fica desintoxicado do excesso de química. Mauricio concorda, e aconselha ate para os que usam apenas xampus, condicionadores e cremes de hidratação. Marcela indica esse produto uma vez por semana ou a cada 15 dias.

6. Cabelos descoloridos ficam mais frágeis?
Verdade:
 No processo de descoloração, ocorre a quebra da cutícula do cabelo, o que os tornam mais frágeis. Alem disso, ficam mais desidratados, diz Erika, que recorda o básico: Faca uma hidratação apos a descoloração e tinturas, para devolver as camadas protetoras. Marcella fala mais: Evite mexer em fios danificados por processos químicos. Uma descoloração pode deixa-los ainda mais fracos.

7. Cortar as pontinhas com frequência da forca ao cabelo?
Mito:
 De maneira alguma, afirma Mauricio Pupo. Dependendo do corte, pode ate afetar a raiz. Marcella acha o mesmo: Cortar elimina as pontas duplas e as partes danificadas, dando um efeito de cabelo saudável. Só isso. O fio cresce cerca de um centímetro por mês, aparando as pontas ou não.

8. E bom usar ampolas de vitaminas no xampu?
Mito:
 Erika Voltan avisa que não resolve, pois o xampu não fica tempo suficiente na cabeça para penetrar as vitaminas. Marcella completa: O ideal e uma dieta equilibrada, capaz de fornecer essas vitaminas, que agirão de dentro para fora, e não o contrario.

9. E preciso fazer mascaras semanais?
Em termos:
 Não e obrigatório, mas, os quatro profissionais aprovam a ideia. Erika e Mauricio dizem que depende do estado das madeixas. Se estiverem muito ressecados, sim, diz a dermatologista. Cabelos danificados, tingidos ou alisados necessitam de tratamentos intensivos e, neste caso, as mascaras s?o uma excelente alternativa, avalia o professor.

10. Xampus prejudicam o cabelo?
Verdade:
 Usa-los com os cabelos molhados pode causar seborreia, de acordo com Erika Voltan. Mauricio alerta ainda para os tecidos que deixam o couro cabeludo umido. Isso favorece a proliferação de microorganismos, podendo desencadear vários problemas. Para piorar, alguns xampus, se forem apertados, podem agredir as raízes.

11. Alimentação influência?
Verdade:
 Sem pestanejar, todos concordaram. A falta de nutrientes, como ferro e zinco, pode levar a queda, segundo Erika. E Mauricio detalha: Uma alimentação balanceada é especialmente rica em proteínas e vitaminas antioxidantes é mantem os cabelos fortes e saudáveis. Dentre as mais importantes, estão as vitaminas A e C. Marcella da mais uma dica: Para o bom funcionamento das glândulas sebáceas e lubrificação dos fios, invista nas gorduras insaturadas, como o azeite de oliva.

12. Prender o cabelo estraga os fios? 
Verdade: Pessoas que tem os cabelos crespos e costumam prender com forca, ao longo do tempo, podem perder os fios da parte da frente do couro cabeludo, pois os fios começam a nascer mais para trás alerta Erika Voltan. Essa tração prejudica não só a extensão dos fios, como a raiz, diz Mauricio. Para não ter problemas, Marcella ensina que a mulher deve amarrar os cabelos só quando estiverem secos e por pouco tempo.

13. Problemas de saúde são os maiores causadores de queda? 
Verdade: Anemia, alterações da tireoide, doenças reumatológicas, remédios para depressão ou emagrecimento, sangramentos, pilulas anticoncepcionais podem derrubar os fios, lista Erika, Assim como os períodos apos o parto, cirurgias, infecções ou febres altas, completa. Mauricio lembra outros três inimigos: o estresse, as dietas radicais e as alterações hormonais.

14. Alongamentos estragam o cabelo ?
Em termos: Marcella e Evandro aconselham ter muito cuidado. O melhor processo e o feito com cabelo natural, que pode ser tingido, moldado e embaraça menos que o sintético, de acordo com Marcella que fala, também, que os problemas podem ocorrer na retirada do aplique. A cola utilizada sai com dificuldade. O cabeleireiro tem que ser muito cuidadoso. E se esse processo for mal feito, ha o risco de destruir os fios verdadeiros. Evandro diz que o alongamento bem tratado não estraga os cabelos, e comenta os cuidados básicos. O pente e o secador precisam passar longe das emendas de cola. Eu recomendo que as mulheres coloquem e retirem o alongamento com o mesmo profissional, para evitar danos.

15. Água quente faz mal para os fios?
Verdade:
 Ela contribui para o aumento da seborreia e pode causar queda, diz Erika. E Marcella completa: Água muito quente estimula a produção das glândulas sebáceas. Mesmo no inverno, tome banho com água morna. De acordo com o professor Mauricio, o problema maior e associar a água quente com os detergentes agressivos presentes nos xampus. A combinação de água quente com xampu pode danificar os fios. Recomendo não usar água muito quente e deixar o xampu em contato com os cabelos o menor tempo possível, diz Mauricio. A consequência das altas temperaturas e a diminuição da oleosidade natural dos fios, que formam uma capa protetora, encerra Evandro.Fonte
Então meus amores espero que gostem. Curtam a Fan page do blog e fiquem ligadas em tudo que está acontecendo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *